terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tic Tac

Oi gente,
Já sei, já sei...
"por que você não está postando letícia???"
Olha, eu estou sem tempo, mas nas férias vou recompensar tudo tá???
Agora, eu recomendo aos amantes de tic tac não lerem isso.

Cera de carro e lubrificante: As pastilhas 'Tic Tac' levam uma mistura que é um grude, mas que também desliza facinho, facinho. E ainda deixa um gostinho de caipirinha na boca.



Veja alguns ingredientes:

A CERA DE CARRO - Cera de carnaúba
Um truque cosmético. O mesmo produto usado para polir lataria de carro entra aqui pra dar aquele brilho nas pastilhas. É a cera extraída da carnaubeira, uma árvore comum no Nordeste. Ela também é usada para fazer reluzir o seu guarda-roupa e sua mesa de jantar, porque entra na composição de lustra-móveis. E tem ainda outra função: envolver e alisar a superfície do fio dental, pra que ele deslize por entre os dentes.

O LUBRIFICANTE DE MÁQUINA - Estearato de magnésio
Grande aliado da indústria farmacêutica. Pra que um remédio vire comprimido, sua mistura desliza por dentro de máquinas. Nesse trajeto, a composição poderia emperrar. É por isso que as farmacêuticas recorrem ao estearato, um lubrificante: graças a ele, a mistura desliza fácil pelas máquinas, e o fim do processo é um comprimido perfeito. A mesma tática é usada no Tic Tac, para que as balinhas saiam no formato certo e não se esfarelem.

A COLA - Dextrina
Lamber um Tic Tac é quase o mesmo que lamber um envelope. A gente explica: ambos são revestidos por dextrina. A dextrina é uma substância feita a partir de amido de milho, e é responsável por deixar a casca do Tic Tac durinha. Faz a mesma coisa com confeitos de chocolate e chicletes. Mas a dextrina também tem outra função: é adesiva. Por isso pode aparecer como cola em envelopes, daqueles que basta fechar pra selar. Ou em colas usadas em encartes e rótulos de produtos. Não se preocupe: a concentração de dextrina no Tic Tac não é suficiente para criar esse grude na sua boca.

A CAIPIRINHA - Suco de limão em pó
É limonada, mas também é caipirinha. Na verdade, é um pó: suco de limão liofilizado, ou seja, submetido a um processo em que toda a água é retirada. Nessa forma, o suco é usado para dar sabor a pastilhas. E também aparece em kits de caipirinha em pó, que permitem fazer a bebida instantaneamente. (Não, não tem álcool no Tic Tac.)

O VERDE E AMARELO - Tartrazina e Azul Brilhante FCF
São esses os corantes artificiais que dão as cores das pastilhas. A tartrazina pinta tudo de amarelo. Misturada ao azul brilhante FCF, cria a cor verde. Na indústria de alimentos, a tartrazina tinge cereais, sorvetes e biscoitos. Mas ela é perigosa: pode causar reações alérgicas, principalmente em pessoas que têm asma e bronquite. Por isso, a Anvisa impõe um limite máximo de concentração do corante em alimentos. E obriga as empresas a incluir a tartrazina no rótulo de seus produtos.

É, não é tão ruim quanto o post da coca, mas também não é um post muito agradável.

Nenhum comentário: