terça-feira, 30 de novembro de 2010

ENTREVISTA PAULA PIMENTA!!!!

Oi gente!
Lembram do que eu prometi?
Pois é... demorou, mas chegou!!!!!!!


LelePm: Você poderia contar um pouco mais do Fazendo o meu filme 3?
Paula Pimenta: O 3º livro conta sobre a volta do Intercâmbio de Fani, personagem principal, sobre como vai ser a vida dela agora, depois que voltou. Nesse livro ela vai ter que estudar muito para o vestibular, vai ter de lutar muito e descobrir o que ela realmente quer fazer, já que a mãe dela vive insistindo para ela fazer Direito e ela quer fazer Cinema. Ela vai ter que resolver a sua história com o Léo, se é namoro, ou amizade. E alguns personagens do primeiro livro e do livro dois vão voltar, como o Christian e a Simone e é claro a Gabi e a Natália, que estão sempre ao lado dela. Nesse exemplar ela vai viver muitas emoções, e quem já leu o livro, falou que ele é o mais intenso dos três.


LPM:Como surgiu a ideia de escrever Fazendo o meu filme?
PP:Eu comecei o livro do nada. Como o horário de verão começou no sábado passado, eu estava em casa e comecei a escrever a história, de uma menina que queria sair de todo jeito, e a amiga não queria, então ela acaba convencendo a amiga a sair. O pai combina que elas têm que voltar uma hora da manhã, mas como é horário de verão, elas têm que voltar uma hora antes, e isso virou o segundo capítulo. Eu comecei a história assim... e depois pensei “Isso dá uma história...”. Depois eu tive a ideia de colocar o intercâmbio, que foi uma coisa que eu já passei.




LPM:A história da Fani é a sua história?
PP:Algumas das coisas que ela passa (principalmente no 1º livro) são coisas que eu já passei, como por exemplo, ela fez intercâmbio e eu também. Algumas amigas dela são inspiradas em amigas que eu tive, eu também adoro DVds como ela...mas não é a minha história, eu colocava muitas coisa na personagem que eu já vivi, mas chegou um determinado em momento que ela foi se distanciando cada vez mais de mim,até virar a vida dela.



LPM: Tem muita gente falando sobre fazer um filme com este livro. Você vai fazer?
PP:Muita gente me pede para transformar esta coleção de livros em um filme, mas eu e a editora não queremos fazer um filminho que vai passar só aqui em Belo Horizonte. A gente não quer uma coisa experimental, nós queremos um filme de verdade...
Agora a editora está fazendo contato com a Globo filmes, e outras produtoras. Pois nós queremos uma coisa grande.

LPM:A Fani é amante de filmes e roteiros, você também?
PP:Eu já fiz curso de roteiro pois sempre gostei muito de cinema; também adoro a parte de edição. Mas acabou que depois de passar por muita coisa, eu descobri que eu gosto mesmo é de escrever, e aí saiu este romance.

LPM: Quantos livros terá esta série?
PP:Quem já leu os três livros diz que no um e no dois, dá vontade que tenha uma continuação,mas no três é uma necessidade ter uma continuação, e por isso essa série terá quatro livros. Mas depois que esta série terminar, eu penso em escrever novos livros e séries.

LPM: Você pegou algumas coisas suas e colocou na Fani, mas o contrário aconteceu, a Fani também te influenciou com algumas manias dela?
PP:Engraçado, isso é uma coisa que eu sempre observo. Sempre que estamos lendo um livro, nos identificamos com um personagem. De repente queremos fazer tudo o que ele faz. Como por exemplo, “ Eu li um livro que tinha uma menina que tinha um all star azul” e então eu quis ter um tênis azul também!...”. E o engraçado é que eu tirei isso de uma menina que gosta muito de Dvds, mas depois que eu comecei a escrever sobre isso, eu fiquei muito mais viciada em Dvd do que já era. Então eu peguei uma coisa minha e coloquei nela, mas por outro lado ela me influenciou!
Hoje muita gente me escreve dizendo que pegou a mania de Dvd da Fani, e dizem que não tem como não comprar um Dvd que gosta depois de ler “Fazendo meu filme”.

LPM:Os filmes que você coloca nos livros, são os que você mais gosta?
PP: Sim, principalmente no primeiro livro. Eu peguei os filmes que eu mais gostava, e até aquelas citações no começo dos capítulos, eu me lembrava dos meus filmes favoritos. Mas a partir do livro dois, a quantidade de filmes aumentou e então eu fui começando a buscar filmes que eu pensei que a Fani pudesse gostar e que tivessem a ver com os capítulos, pois se vocês observarem bem, todas as citações tem muito a ver com o capítulo.

LPM:Você toca violão e compõe músicas, o que veio “primeiro” escrever, ou tocar?
PP: A música, na verdade, veio antes do livro, porque eu tocava violão desde pequena. E eu até toquei em alguns barzinhos de Londres, eu levei um repertório em inglês e tocava nos restaurantes, era bem legal...
E eu tinha um amigo que tocava comigo e que também era compositor. Um dia ele disse “por que você só toca musicas dos outros? Você que gosta tanto de escrever, porque você não cria musicas suas?” Então eu fui tentando até que saiu uma musica legal, e eu agora tenho um tanto de musicas, penso até em gravar um Cd. E eu também canto.

LPM: Há quanto tempo você escreve?
PP:Eu escrevo, acho que desde que eu aprendi a escrever, minha avó até tem um livrinho de poesias que escrevi quando eu era pequena, e são poesias para a família toda, fiz poesias para a minha tia, para a minha avó,e dei de presente para ela. E as minhas redações de colégio sempre eram legais, eu sempre tirava nota boa...

LPM: Você fez curso de jornalismo, então por que não virou jornalista, sabe, por que os livros te “chamaram, mais alto”?
PP:Eu fiz o curso de jornalismo, mas eu vi que não era no formato jornalístico que eu gostava de escrever, era muito pesado para mim. Acho que é por que eu gosto de inventar, mostrar minha opinião e em jornalismo nós não podemos fazer isso. Então eu me formei em publicidade, e só mais tarde me formei em Letras.


LPM:Quanto tempo você demorou para escrever todos os livros?
PP:|O primeiro livro demorou oito meses para ser escrito, o segundo três meses e o terceiro demorou uns cinco meses.

LPM:Nossa, o segundo foi bem rápido!
PP:É, o segundo foi o mais fácil e o mais gostoso de escrever. Agora, o terceiro, parecia que não acabava, pois sempre iam aparecendo coisas novas no livro.


LPM:Você já “travou” enquanto escrevia os livros?
PP:Sim, tem hora que a gente trava, o primeiro foi fácil, foi uma apresentação da personagem principal para os leitores conhecerem a vida dela; o segundo também foi fácil, por que tinha muita coisa para falar da viagem da Fani. Agora o terceiro foi bem difícil, porque na hora em que ela voltou para a vida dela mesmo, era um livro mais sério. E aquela coisa toda com o vestibular, não tinha muita novidade. Então eu tive muita dificuldade para não deixar o livro monótono. Joguei muita coisa fora e escrevi de novo...

LPM:Você já jogou muita coisa fora?
PP: Eu já cheguei a jogar capítulos inteiros fora e reescrever. Também já joguei mais de vinte páginas fora, e dá pena, mas eu falei “Não está combinando com o livro...”.

LPM:Você já disse que a Fani não é você, mas vocês são bem parecidas não é?
PP:A Fani é uma menina que tem coisas minhas e coisas que não são minhas, como o fato dela ser tímida, e eu sou muito tímida. Eu achei fácil ela ser assim porque se eu fizesse uma menina super desinibida, ia soar meio falso. Ela gosta muito mais de ficar em casa do que de sair, e isso sou eu hoje, porque quando eu era adolescente, eu era que nem a Natália, não parava um dia em casa.

LPM: Você já foi indicada em outras Giroletras, já conversou com alunos, agora está lançando o terceiro livro... Com é para você estar sempre em contato com os seus leitores do Balão?
PP: A relação é bem especial, principalmente nesse crescer do conhecimento do meu livro. Quando eu lancei o primeiro, quase ninguém conhecia, então eu vim na Giroletras mais para falar dele. Mas no ano passado quando eu cheguei já tinha um monte de gente falando “eu li seu livro, e adorei ele!”. Então eu acho isso bem legal, adoro vir aqui e tenho até uma relação afetiva.

(Ah, e para quem não entendeu, Giroletras é o nome de um evento das minha escola, onde compramos livros, fazemos teatros e vemos autores. Por exemplo, a Paula Pimenta.)

LPM: Se você não fosse escritora seria...?
PP: se eu não fosse escritora, eu seria cantora! Na verdade, eu trabalho com música paralelamente, sou professora de violão e também compositora. Música e Literatura são minhas maiores paixões, então certamente minha vida sempre vai ser cercada de livros e músicas!


O que vocês acharam?

3 comentários:

Maria Eduarda Burchardt disse...

Muito bom Letícia! Adooooro a Paula! Ótimas perguntas por sinal.

Paula Baiadori disse...

Olá,
O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
Abraços.

Shake disse...

Eu adorei a entrevista, "ótimas perguntas" Também achei!
Eu só li o primeiro, mas deu pra sacar as coisas!